Edição 2024 em epaper
 
 
Jornal de Negócios
Nova Pesquisa
     
   
   
   
  Início
  Notícias
   
 
   
 
 
 
 
Recursos Humanos 02-02-2016
Fotografia "Procuram-se profissionais especializados, sobretudo em Direito Fiscal, Corporate [societário e comercial], Direito Bancário e Financeiro e na área de Fusões e Aquisições. Alguém que seja um excelente técnico, que saiba relacionar-se com colegas e clientes e que consiga gerir e coordenar trabalho. Alguém que tenha preferencialmente experiência internacional, que saiba falar inglês e domine, em muitos casos, outros idiomas. Alguém que junte a todos os anteriores requisitos capacidades para antecipar oportunidades de desenvolvimento de negócio. Na altura do recrutamento, as empresas especializadas dizem que é este o perfil que as sociedades de advogados portuguesas estão a privilegiar. A fasquia é alta, mas também demonstrativa da exigência que marca actualmente o mercado português da prestação de serviços jurídicos.
O perfil dos candidatos recrutados é um indicador das apostas que as firmas de advocacia estão a fazer, como forma de resposta às solicitações dos clientes e ao consequente desenvolvimento da sua actividade. Filipa Mendes Pinto, sócia-fundadora da Find, empresa especializada na selecção de talentos e recrutamento no mercado das profissões jurídicas, sublinha que “a crescente sofisticação dos serviços prestados pelas sociedades tem exigido aos advogados um conhecimento mais especializado”. A mesma responsável sustenta que a maioria das firmas-clientes recorre à sua empresa pela capacidade de identificar e avaliar advogados com prática focada em certas áreas do Direito. “Tal não invalida, no entanto, que algumas manifestem a necessidade de integrar advogados com experiência um pouco mais abrangente”, adianta.
Em todo o caso, a aposta em profissionais especializados é, de acordo com João Maciel, consultor no sector de tax & legal da Michael Page Portugal, “cada vez mais uma tendência natural desde uma fase inicial da carreira de um advogado”. Este factor tem determinado, conforme refere, que os processos de recrutamento assegurados por esta empresa para sociedades de advogados se centrem, “quase na sua totalidade”, em profissionais especializados nos diversos ramos do Direito, “sendo o apelidado de advogado generalista um perfil menos interessante, principalmente para as estruturas de maior dimensão”. ...In Anuário 2016
Ver documento Documento
 
Voltar