Edição 2021 em epaper
 
 
Jornal de Negócios
Nova Pesquisa
     
   
   
   
  Início
  Notícias
   
 
   
 
 
 
 
Tempos Desafiantes 16-03-2023
Fotografia Maiores e vacinados. Assim se passaram 18 anos desde a primeira publicação do In-Lex, o mais completo diretório da advocacia de negócios em Portugal.
Lançámos a primeira edição em 2006 e ao longo destes anos acompanhámos o setor em diferentes cenários: diversas conjunturas internas e externas, crises económicas e políticas, a intervenção da Troika, o boom do Turismo em Portugal, de tudo um pouco. Terminado o ano de 2019, todos os cenários económicos e políticos pareciam já ter sido retratados na história do In-Lex, mas na verdade, muito mais havia por contar. O mundo mudou e foram três anos marcados por acontecimentos inimagináveis e que, até então, não entravam nas previsões dos melhores analistas: da pandemia à guerra. Seria difícil imaginar pior cenário! Uma vez mais, tivemos oportunidade de apresentar a forma como o setor rapidamente se adaptou a estas novas realidades indo ao encontro das necessidades dos seus clientes.
Mas se os anos de 2020 a 2022 foram especialmente desafiantes, o ano de 2023 não será diferente: certo, só mesmo a incerteza! Ainda que com as previsões do Banco de Portugal a darem um novo ânimo à economia em 2023, estimando uma descida gradual da inflação e uma previsão de crescimento da economia portuguesa em 1,5%, o alerta ficou bem patente: “temos de estar vigilantes à evolução do cenário macroeconómico”. O ano vai ser difícil para as empresas e para as famílias. Talvez não tão penoso como inicialmente estimado, mas seguramente desafiante, dando sequência a um conjunto de acontecimentos externos – uma trágica guerra sem fim à vista – e internos, que irão impactar o estado da nossa economia. Desafios não irão faltar para as empresas e consequentemente para as sociedades de advogados: a somar às consequências humanitárias e económicas da guerra (com o impacto na inflação, no aumento dos custos energéticos e a subida das taxas de juro) temos ainda alterações em matéria de legislação laboral, o novo pacote para combater a crise na habitação e a execução do PRR – de extrema relevância para o futuro do país em matérias de digitalização da economia e transição energética.
Em tempos de incerteza, mais do que nunca, urge a necessidade de aconselhamento jurídico competente e independente. Nesta edição do In-Lex 2023, apresentamos 129 sociedades de 18 localidades do país capazes de responder a esta exigência. O RX está feito! Em jeito de balanço as sociedades estão de boa saúde, com “morfologia” jurídica nos níveis máximos e sem compromissos quando expostas a testes de esforço em novos desafios. Os relatórios individuais estão nas páginas que se seguem desta 18ª edição do In-Lex. Veja por si. ..In Anuário 2023
Ver documento Documento
 
Voltar