Edição 2024 em epaper
 
 
Jornal de Negócios
Nova Pesquisa
     
   
   
   
  Início
  Notícias
   
 
   
 
 
 
 
Tempo de Visão 02-02-2016
Fotografia "A incerteza e a instabilidade política que têm assombrado o país levantaram novamente a questão: “crise: tema do passado ou matéria do futuro?”. Esta é a realidade que temos, ainda que não desejada pelos gentes económicos e sociedades aqui representadas, e que se espera que seja sol de pouca dura. Aos agentes olíticos pede-se estabilidade e bom senso. Os tempos exigem que se olhe à distância, que se perspective o futuro do país com as condições necessárias e facilitadoras de um ambiente favorável para os negócios e para o investimento. Pede-se mais visão e menos miopia.
O ano de 2015 foi efectivamente um ano de viragem para o sector das sociedades de advogados, espelhado de forma evidente nesta 11ª edição do In-Lex. Dos tempos difíceis, de uma crise avassaladora sem precedentes, ficaram as marcas, mas não ficou qualquer saudade. O sector animou, fruto da retoma de várias operações nas mais diversas áreas. Assistimos a um reforço das equipas, à criação de novos projectos societários, ao investimento em instalações novas e à manutenção da aposta nos mercados externos. Um ambiente mais favorável ao investimento impunha-se e materializou-se - para o bem dos negócios e do país. As empresas agradeceram, as sociedades de advogados aplaudiram.
Se, por um lado, o ano de 2015 foi considerado positivo pela maioria dos intervenientes, por outro lado as projecções para 2016 continuam difíceis de perspectivar. Os votos do sector são de continuidade e estabilidade, nomeadamente política. Mas a realidade pode ser outra.
Na actual conjuntura, de incerteza (global e local), é crítico para as empresas estarem suportadas com um apoio jurídico de excelência – mais do que um fornecimento de serviços, impera o estabelecimento de parcerias sólidas e estratégicas. À semelhança da área da saúde, é consensual que a aposta é na prevenção – a mais consciente, com menos riscos e menos dispendiosa para os clientes. A cura, ainda que por vezes inevitável, tem custos superiores e mais riscos. A palavra de ordem é prevenção – uma advocacia de negócios preventiva. E é disto que trata este anuário, de sociedades com advogados especializados à altura dos desafios dos clientes. Os parceiros certos estão nas páginas que se seguem. Haja visão jurídica!"... João Moura, Director da In-Lex, In Anuário 2016
Ver documento Documento
 
Voltar