Edição 2024 em epaper
 
 
Jornal de Negócios
Nova Pesquisa
     
   
   
   
  Início
  Editorial
   
 
   
 
 
 
 
Duas décadas de resistência... 11-03-2025
Fotografia Este é um ano especial para este anuário, na medida em que se assinalam duas décadas desde a primeira publicação do diretório, e a sua perseverança e resistência num mundo em mudança tão acelerada é um facto assinalável. As sociedades de advogados em Portugal estão de boa saúde, têm-se solidificado e afirmado, souberam-se adaptar às novas realidades com que têm vindo a ser confrontadas e têm sabido responder às exigências das novas gerações.
Essa enorme capacidade de regeneração das sociedades de advogados no país são também um trunfo para os desafios que se nos apresentam, em particular com as muitas disrupções políticas e económicas que amos conhecendo à medida que o ano avança.
Temos um reordenamento político em curso que trará maior nível de pressão sobre as relações comerciais entre os diferentes blocos mundiais, o que impactará necessariamente no crescimento da economia mundial e na confiança dos investidores. As tarifas trarão dificuldades acrescidas, mas é provável que também venham a motivar mudanças relevantes no complexo quadro regulatório europeu que conduzam a ganhos para os atores económicos do Velho Continente.
Para o universo das fusões e aquisições, um importante braço da advocacia, o atual contexto trará dificuldades acrescidas e obrigará a uma maior criatividade e dinamismo. Será, certamente, um momento em que a necessidade aguça o engenho e em que a solidez das diferentes sociedades será posta à prova.
No panorama nacional, mesmo com a maior instabilidade que se sentirá a nível internacional, o não promete trazer negócios relevantes ao mundo da advocacia, não só porque o mercado de fusões e aquisições tem registado algum dinamismo, mas sobretudo porque dossiês como a privatização da TAP e a venda do Novo Banco marcarão a agenda. Isto ao mesmo tempo em que a economia nacional parece ancorada num bom desempenho do PIB, em contraciclo com os mais relevantes países do Euro.
Pelo muito que se joga em 2025, as duas décadas assinaladas por este diretório ganham uma dimensão acrescida de responsabilidade. No passado, o In-Lex destacou-se pela sua singularidade, tendo apresentado ao mundo empresarial e académico cerca de 500 sociedades nacionais, com representatividade num conjunto alargado de concelhos do país.
Cientes da importância que o setor tem na economia portuguesa e assumindo a importância de reunir este conjunto alargado de informação das mais relevantes sociedades de advogados do país, cá estaremos a persistir na valorização do papel da advocacia nacional. ..In Anuário 2025
Ver documento Documento
 
Voltar