O Tempo voa e em 2024 não dá sinais de abrandamento. Estudos revelam que, de forma generalizada, as pessoas têm a perceção de que o tempo está a passar mais rápido do que nas gerações anteriores. São os tempos modernos, em que o ritmo acelerado do quotidiano das nossas vidas, impulsionado pela tecnologia e pela globalização, colocam a exigência do hoje para ontem. Reina o imediatismo. As 24 horas do dia são curtas e não há tempo a perder. E nem a interminável paragem de três horas para a digestão do almoço de verão até ao mergulho da tarde, que hoje nos traz memórias sorridentes, escapou a este fenómeno. Já não há digestão! Se consome tempo, tem de sair da equação. São os tempos em que vivemos…
Mas se o tempo voa para as pessoas, também voa para as empresas, que têm o desafio de ir ao encontro das necessidades de clientes mais bem informados, com níveis de exigência muito elevados no que diz respeito à qualidade dos serviços/produtos, tempo de resposta e preocupações de sustentabilidade. Se somarmos a esta realidade, a complexidade do contexto concorrencial, também ele globalizado, o continuar do ritmo frenético de acontecimentos “inesperados”, sejam eles de cariz político, geopolítico, económico ou social, – uns vindos de fora, outros cá de dentro – facilmente concluímos que os desafios para as empresas em 2024 são mais que muitos e consequentemente para as sociedades de advogados.
Em ambientes de incerteza como os que se projetam para 2024, impõem-se a capacidade de adaptação e inovação. O setor da advocacia de negócios conhece bem esta realidade, já deu provas nesta matéria e está mais bem preparado do que nunca para dar uma resposta positiva aos seus clientes, assim como de ter um papel ativo para o bom funcionamento da justiça em Portugal, um pilar de extrema relevância na atração de investimento para o país.
Despenda tempo a folhear as páginas que se seguem. São 122 sociedades de advogados de 18 localidades do país as que apresentamos em detalhe nesta edição do In-Lex 2024. Ao escolher bem o seu parceiro jurídico, ganha tempo! ..In Anuário 2024
|