Edição 2021 em epaper
 
 
Jornal de Negócios
Nova Pesquisa
     
   
   
   
  Início
  Editorial
   
 
   
 
 
 
 
Outros Tempos 08-04-2021
Fotografia Já passou um ano desde que escrevi o artigo do editorial da última edição do In-Lex. Estávamos em janeiro de 2020, a dar os primeiros passos num ano que tinha tudo para ser promissor, e muito longe de antever os tempos que aí vinham... E que tempos esses!
Na altura, não tendo o dom da adivinhação, limitei-me a avaliar as previsões e a ler os sinais, essencialmente os vindos de fora, que poderiam provocar algum clima de incerteza para uma economia muito exposta ao exterior, como a portuguesa, num ano que indicava ser positivo.
Temas como o Brexit e as eleições dos Estado Unidos já estavam em carteira como sendo as grandes preocupações da agenda da atualidade, mas já quase no fecho da publicação, vi-me obrigado a considerar uma situação grave com que se deparava a China, um novo coronavírus. Tratava-se de uma questão geograficamente ainda distante. À época, ainda muito pouco se sabia sobre este vírus, não sendo conhecido nenhum caso de Covid em Portugal, pelo que não considerei pertinente aprofundar muito este tema. Ninguém, naquele momento, estava em condições de prever a realidade do último ano, nem estávamos preparados individual ou coletivamente para a viver. Isto parecia coisa de ficção científica.
Mas o mundo mudou. E de uma forma abrupta e sem aviso desvendaram-se muitas fragilidades e desigualdades outrora escondidas, ou mesmo ignoradas, que nos criaram muitas dúvidas e receios e nos levantaram enormes desafios. Mas também a oportunidade e o dever de escrevermos o futuro com outras palavras, menos usadas no passado, tais como solidariedade, resiliência, esperança e confiança.
Apesar de tudo, não me equivoquei numa parte. Exaltei a rápida capacidade das sociedades de advogados se adaptarem a novas realidades e estarem atentas e recetivas aos avanços tecnológicos, facilitadores da criação de valor nos seus clientes, com estruturas adaptadas aos novos desafios. Passado mais de um ano, e com a esperança de que esta edição do In-Lex 2021 marque o princípio do fim deste período, não só reafirmo essas mesmas palavras, como reforço a resiliência e extraordinária resposta do setor a tempos tão singulares e difíceis.
É Tempo de virar a página!
As que se seguem apresentam 130 sociedades de todo o país, prontas para apoiarem os seus clientes nos grandes desafios que estes novos tempos exigem, com total confiança e rigor jurídico. ...In Anuário 2021
Ver documento Documento
 
Voltar