Edição 2024 em epaper
 
 
Jornal de Negócios
Nova Pesquisa
     
   
   
   
  Início
  Editorial
   
 
   
 
 
 
 
O Retrato do Anuário 04-02-2015
Fotografia "São 152 sociedades, maioritariamente de pequena e média dimensão, integram mais de 3.400 advogados, prestam serviços jurídicos preferencialmente a empresas, estão concentradas sobretudo nas cidades de Lisboa e do Porto e marcam presença, de forma directa ou em parceria, noutros 60 países. Em jeito de síntese, esta é uma parte importante da realidade que caracteriza o mercado português da advocacia societária e também a fotografia que se extrai deste In-Lex 2015, naquela que é a 10.ª edição deste anuário.
Fenómeno que ganha dimensão desde há alguns anos, e que em tempos de crise levou a um incremento desta aposta por parte de muitas sociedades de advogados portuguesas, a internacionalização da prestação de serviços jurídicos é também uma das marcas desta 10ª edição do anuário da advocacia organizada em regime societário. As firmas que marcam presença neste In-Lex 2015 dão sinais de que uma das preocupações tem sido a de responder às solicitações que lhes são colocadas pelos clientes, quer mediante as apostas nos mercados externos, quer nas áreas de prática de Direito que oferecem.
Mais de 3.400 advogados, dos quais cerca de 750 têm estatuto de sócio e 2010 de associado, integram o universo das 152 sociedades de advogados que marcam presença neste anuário. As firmas de advocacia representadas na presente edição do In-Lex asseguram ainda o contacto com a realidade profissional em regime societário a mais de 650 advogados estagiários, bem como a 277 outros profissionais com formação jurídica ou outra, enquanto consultores. Estes dados permitem aferir a seguinte análise: 152 sociedades de advogados reúnem 3.443 advogados, dos quais 22% têm estatuto de sócios, 58% estatuto de associado e os 20% remanescentes são advogados estagiários.
Dados adicionais também avançados por estas organizações mostram a sua importância enquanto geradoras de outros postos de trabalho. Dão também emprego a mais de 1.200 profissionais de outros sectores, onde se incluem funcionários administrativos, pessoal técnico ligado aos recursos humanos ou à contabilidade, mas igualmente especialistas nas áreas de marketing, comunicação empresarial ou tecnologias de informação..."... In Anuário 2015
Ver documento Documento
 
Voltar